Implementação de marketing: 10 etapas para implementar seu plano de marketing

Embora um plano de marketing viva no papel, ele não se traduzirá em resultados, a menos que você tenha uma estratégia de implementação clara a seguir. 

Fazer seu plano de marketing funcionar por meio de metas claramente definidas e execução rápida de tarefas é conhecido como implementação de marketing.

Um plano de marketing perfeito não tem valor sem uma estratégia de implementação adequada.

Por que você deve ter uma estratégia de implementação de marketing robusta?


Ter uma estratégia de implementação de marketing robusta ajuda a converter seus planos em processos. Permite-lhe ter uma ideia clara dos prazos e cronologia dos projetos em curso e ajustar o seu trabalho em conformidade.

Sem uma estratégia de implementação adequada, sua equipe permanece informada sobre quais projetos trabalhar, em que momento e quanto tempo cada uma das tarefas deve levar. 

Também ajuda sua equipe a se manter focada no trabalho, tendo em mente um objetivo comum, que você busca alcançar por meio de seu plano de marketing.

Uma boa estratégia de implementação de marketing também permite que você priorize seus projetos e certifique-se de que as tarefas cruciais não sejam atrasadas. 

Resumindo, sua estratégia de implementação de marketing o ajudará a delinear as ações de sua equipe em prazos fixos e a dar vida ao seu plano de marketing da maneira mais eficiente.

Como implementar seu plano de marketing em 10 etapas

Se você ainda não elaborou uma estratégia de implementação, aqui está um guia de 10 passos para você implementar com sucesso seu plano de marketing e dar vida às suas ideias.

1. Defina expectativas realistas

O primeiro passo para implementar seu plano de marketing é definir expectativas realistas para todos os envolvidos. Ter expectativas muito otimistas pode pressionar sua equipe e torná-la avessa a riscos e experimentações. 

Um erro comum no estabelecimento de expectativas é manter prazos apertados que ignoram as possibilidades de atrasos inesperados no processo.

Todo o processo de implementação de um plano de marketing não pode ser controlado estritamente por sua equipe de marketing, pois envolve ações de outras partes, incluindo o público. Pode ser necessário fazer ajustes para lidar com os novos desenvolvimentos.

Certifique-se de ter espaço suficiente para medir os resultados. Tentar entender os resultados muito cedo levará a uma avaliação imprecisa do processo de implementação. 

Portanto, defina expectativas para o processo de implementação que estejam alinhadas ao objetivo geral do plano de marketing e sejam alcançáveis ​​dentro do prazo definido.

2. Documente sua estratégia de implementação

Agora que você definiu suas expectativas para a implementação, certifique-se de ter um plano e uma estratégia documentados para guiá-lo durante o processo. 

Improvisar o processo de implementação de marketing é um erro cometido por muitos profissionais de marketing. Cerca de 16% dos profissionais de marketing documentam toda a sua estratégia de marketing, enquanto outros a fazem parcialmente ou a evitam totalmente.

Isso pode fazer com que você perca a eficiência na implementação do plano de marketing. Por mais aguçada que sua mente possa ser, tentar improvisar um processo de implementação torna você mais lento, pois você tem que criar tarefas em movimento.  

Documentar uma estratégia de marketing ajuda você a gastar mais tempo planejando cada tarefa e cronograma com cuidado, canalizando efetivamente seus esforços para atingir sua meta de marketing.  

Comece com seus objetivos, que precisam ser SMART (específicos, mensuráveis, atingíveis, relevantes e limitados no tempo). Em seguida, tente descobrir quais desafios internos e externos você pode enfrentar. 

Além disso, você também precisa manter seu público em mente o tempo todo. Isso ajuda você a manter suas estratégias de marketing alinhadas com as necessidades de seu público. 

Identifique os canais adequados para atingir. Você pode combinar vários canais de acordo com a presença de seu público-alvo, incluindo off-line, digital e mídia social. 

A mensagem de sua marca também deve ser uma parte importante de seu objetivo geral, pois você deseja que seus esforços de marketing sejam reconhecidos por seu público e alinhados com a identidade de sua marca.  

Defina um orçamento e um cronograma realistas, além de espaço para ampliá-los, se necessário. Finalmente, certifique-se de ter KPIs apropriados para medir seu desempenho com precisão. 

Ter tudo isso devidamente documentado lhe dará diretrizes concretas para consultar durante o processo de implementação.

3. Construa uma ótima equipe

Sua equipe de marketing e os recursos de que precisam se combinam para formar o veículo que o ajudará a atingir o objetivo esperado.   

Avalie as necessidades de seu plano de marketing e determine quais habilidades e recursos você precisa para torná-lo realidade. Para a equipe, você pode ter sua equipe interna fazendo o trabalho ou contratar uma agência externa para fazê-lo. Você também tem a opção de combinar os dois. Por exemplo, você pode colaborar com uma agência para fazer todo o seu trabalho de design e deixar que sua equipe interna cuide do resto.

O próximo passo é garantir que sua equipe tenha as ferramentas certas à sua disposição. Construir a pilha de ferramentas certa pode ser desafiador, especialmente se você estiver tentando algo diferente com seu plano de marketing. Experimente ferramentas e técnicas para ver o que funciona melhor para sua equipe e sua estratégia de execução. 

Depois de ter sua equipe e equipada com ferramentas, é hora de seguir em frente e criar contornos de como eles usarão essas ferramentas.

4. Otimize seus fluxos de trabalho

A criação de fluxos de trabalho para cada tarefa dá à sua equipe de marketing uma ideia clara de como abordá-los e quando ajustar. O objetivo de criar fluxos de trabalho específicos é identificar a maneira mais eficiente de concluir uma tarefa usando o mínimo de etapas possível. 

A primeira etapa para criar fluxos de trabalho é mapear as tarefas que precisam ser concluídas. Depois de definir as etapas envolvidas na conclusão da tarefa, atribua-a aos membros da equipe e defina um prazo. 

No entanto, você deve ter em mente que pode ser necessário ajustar os fluxos de trabalho durante o processo de implementação. É fundamental colaborar com sua equipe nesse sentido. Receber contribuições de sua equipe sobre os fluxos de trabalho pode ajudá-lo a descobrir uma maneira mais eficiente de fazer as coisas. 

Portanto, crie fluxos de trabalho com antecedência e continue otimizando o quanto for necessário para tornar o processo de implementação tranquilo e eficiente.

5. Crie uma linha do tempo para as tarefas

Criar uma linha do tempo é essencial para sua estratégia de implementação, pois ajuda você e sua equipe a perceber se estão no caminho certo para concluir as tarefas no prazo. 

Você pode fazer isso dividindo cada uma de suas tarefas e atribuindo prazos a cada uma. Isso ajudará sua equipe a ficar por dentro do progresso e não se esforçar para cumprir os prazos do projeto.

Você pode dividir seus projetos em fases e trabalhar com sua equipe para ter uma ideia realista de quanto tempo cada fase deve durar. Você também pode usar fases igualmente espaçadas e retroceder a partir do seu prazo final para atribuir tarefas em cada fase.

Depois de estabelecer seu cronograma, continue revisando-o à medida que prossegue para ajudá-lo a se ajustar a quaisquer atrasos ou contratempos.

5. Gerencie seus projetos com eficiência

Gerenciar projetos com eficiência é uma parte importante do processo de implementação de marketing. Isso envolve fazer os ajustes necessários quando necessário ou priorizar tarefas para alcançar os melhores resultados possíveis.

Conforme mencionado anteriormente, o processo de implementação envolve ações do seu público também. Portanto, há um elemento imprevisível que você precisa estar preparado para enfrentar. 

Ter flexibilidade suficiente no gerenciamento de projetos para fazer alterações sem atrapalhar o andamento do projeto ou sem ter que reiniciar todo o projeto.

Além disso, você precisa ter certeza de que está priorizando tarefas de alto valor e manter uma comunicação rápida com sua equipe.

6. Monitore o progresso regularmente

Como uma implementação de marketing é um processo dinâmico, você precisa monitorar e acompanhar seu progresso regularmente. 

Monitorar envolve rastrear seu progresso para ver se você está no ritmo para cumprir sua próxima meta em termos de tempo, recursos e orçamento. Você também deve monitorar o consumidor final para entender quais esforços estão funcionando com seu público e quais não estão.

O monitoramento permite que você esteja preparado para tomar as medidas necessárias para lidar com qualquer problema antes que ele o cause. 

Defina intervalos e métricas específicos para monitorar seu progresso e continue revisando-os também.

7. Faça as mudanças necessárias para otimizar os resultados

Um dos motivos para monitorar seu progresso é identificar oportunidades de fazer ajustes em sua estratégia de implementação de marketing. 

Além de monitorar seus esforços e resultados, você também precisa considerar fatores externos, incluindo tendências de mercado e fatores econômicos, para poder fazer os ajustes necessários, se necessário. 

Depois de identificar a oportunidade ou necessidade de ajustar seus esforços de marketing, primeiro tente desenvolver os esforços existentes. Se isso não funcionar, reconsidere sua tática e tente procurar novas maneiras de abordar o problema. 

Você pode querer canalizar seus esforços para alcançar o crescimento criando novas maneiras de envolver seu público.

Embora sua estratégia de implementação de marketing cuidadosamente documentada possa guiá-lo durante o processo, é aconselhável ter flexibilidade suficiente para desviá-la e obter melhores resultados.

8. Tenha um plano de contingência

Ter um plano de backup, caso o original não funcione, vai economizar tempo e esforço para começar do zero se uma parte de sua estratégia de implementação não estiver funcionando.

Os planos de contingência também permitem que você tenha espaço para erros, o que incentiva sua equipe a experimentar novas ideias. Se alguma nova ideia falhar, você sempre terá seu plano de contingência como uma opção de retorno. 

Mas tenha em mente que, por ser uma opção alternativa, você precisa ser um pouco conservador e evitar incluir ideias ousadas. Também é aconselhável manter cronogramas estendidos em seus planos de contingência, pois isso compensará o tempo perdido para mudar para o seu Plano B.

9. Revisar e medir os resultados

Uma vez que seu plano de implementação esteja instalado e funcionando, você pode tentar parar e tentar entender como seus esforços e progresso atuais se encaixam em sua meta geral. 

Isso o ajudará a entender se você está no caminho certo para alcançar os resultados desejados ou até mesmo a identificar oportunidades para melhorar seus fluxos de trabalho.

Tente entender em qual fase da linha do tempo ampla sua equipe está e se eles estão produzindo os resultados esperados. Você também pode ter uma ideia se precisar expandir sua equipe e diversificar o conjunto de habilidades de sua equipe.

Ao revisar seus resultados, trabalhe de trás para frente e tente entender quais estratégias, ferramentas ou abordagens estão contribuindo para os resultados. 

Aproveite esta oportunidade para obter feedback de sua equipe sobre o andamento do plano de implementação. Eles podem ter ideias a acrescentar que podem ser valiosas para o seu projeto atual ou futuros.

10. Comunique os resultados finais

Até agora, você documentou e executou sua estratégia de implementação de marketing e mediu seus resultados. Mas seu trabalho ainda não acabou. 

Comunique os resultados à sua equipe e parabenize-os. Embora possa parecer um pequeno passo para você, ele ajuda muito a aumentar a motivação de sua equipe. 

Se eles trabalharam excepcionalmente, diga-lhes como foram grandes seus esforços e tente recompensá-los por isso. Se eles não atenderem às expectativas do projeto, forneça feedback construtivo e orientação sobre como melhorar no próximo projeto.

Finalmente, para dar a eles uma visão mais ampla, você também pode deixá-los saber como seus esforços criaram uma diferença na vida dos consumidores.

Conclusão

Embora este guia de 10 etapas forneça uma visão geral do processo de implementação de marketing, observe que a implementação de um plano de marketing pode variar de acordo com o setor, o tipo de produto/serviço ou até mesmo a cultura da empresa.

Considere isso um ponto de partida e ajuste-o de acordo com as necessidades da sua empresa. O básico é simples – elabore uma estratégia, divida-a em tarefas acionáveis, monitore regularmente e continue melhorando. 

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