Principais tendências na indústria de lojas virtuais e vendas online em 2021

Espera-se que 2021 seja um bom ano para a indústria de mercado online. As vendas da Amazon devem chegar a US$ 468,78 bilhões em 2021. Pelo menos, é o que o Statista prevê.

Nos últimos anos, os mercados online realmente se tornaram um negócio próspero. Seu número cresce aos trancos e barrancos e não dá sinais de parar.

Como resultado, a competição se torna mais acirrada do que nunca. A única maneira de os proprietários de negócios se destacarem da multidão é implementar as tendências mais recentes do mercado antes de seus rivais.

Para prepará-lo para a batalha pela liderança no domínio do comércio digital, criamos uma lista das principais tendências do mercado online. O que eles são? Vamos descobrir.

1. O mobile shopping crescerá ainda mais

Nos últimos anos, testemunhamos o aumento do comércio móvel. Seu rápido surto foi causado pelo crescente número de usuários de smartphones em todo o mundo. Os dados atuais mostram que essa tendência do mercado não vai a lugar nenhum em breve. Além disso, prevê-se que as compras pelo celular representem 73% do comércio eletrônico total.

A tabela abaixo mostra como a participação nas compras em dispositivos móveis tem crescido de 2016 a 2021:

Crescimento das compras pelo celular entre 2016-2021 como uma tendência do mercado

Então, o que você deve fazer para agradar os compradores em dispositivos móveis e aumentar seu lucro? Primeiro, antes de lançar um loja online, certifique-se de que sua plataforma futura tenha um design robusto e responsivo. Os proprietários de smartphones devem ser capazes de encontrar e comprar os itens necessários com a mesma rapidez e facilidade que os usuários de desktop.

Outra opção é converter sua plataforma de e-commerce existente em um aplicativo da web progressivo de carregamento rápido. Essa tecnologia fornece aos compradores móveis uma experiência semelhante a um aplicativo nativo. Em termos simples, os usuários podem obter notificações push e/ou trabalhar off-line.

Nos últimos anos, os PWAs se tornaram uma tendência notável no ambiente online. Não é por acaso que grandes mercados como AliExpress ou Flipkart investiram no desenvolvimento progressivo de aplicativos da web. Com a ajuda da tecnologia PWA, as marcas podem melhorar a taxa de conversão e se envolver mais com seus clientes.

2. Os mercados verticais ganharão força

Outra tendência notável do mercado é a mudança para plataformas verticais de comércio eletrônico. Hoje, os proprietários de empresas tendem a estreitar seu foco quando se trata dos produtos que vão oferecer e dos clientes que desejam atender.

Portanto, se você decidiu investir no desenvolvimento de uma loja online, considere construir uma plataforma vertical. Por exemplo, você pode construir um loja de viagens ou um loja colaborativa para atender à demanda por serviços específicos.

Dessa forma, você poderá se destacar da multidão e aumentar sua base de clientes.

Você pode pensar da seguinte maneira: é improvável que os usuários queiram outra Amazon ou Mercado Livre. Essas plataformas oferecem uma grande variedade de produtos para todos os gostos e bolsos. Consequentemente, esses mercados digitais podem atender às mais diversas demandas dos clientes.

Ao mesmo tempo, as plataformas verticais podem agregar mais valor aos clientes, atendendo às suas necessidades e requisitos exclusivos. Considere, por exemplo, mercados verticais como Houzz, AngelList ou LiquidSpace.

É importante notar que você pode estender sua oferta adicionando novos produtos e serviços a qualquer momento.

3. A inteligência artificial se tornará ainda mais benéfica

É uma prática comum para as empresas recorrer à inteligência artificial para agilizar seu fluxo de trabalho e processos. O domínio do comércio eletrônico não ficou à margem e rapidamente seguiu a liderança. Assim, a implementação de IA se tornou uma tendência proeminente do mercado online.

Hoje em dia, os chatbots são muito procurados no domínio do comércio eletrônico. Sua implementação em sites de e-commerce permite transformar a experiência do cliente. Em sua forma mais simples, os chatbots examinam as palavras-chave na consulta de um cliente e oferecem respostas predefinidas.

Enquanto isso, chatbots sofisticados são capazes de criar conversas e respostas mais complexas.

A tabela abaixo mostra os benefícios potenciais dos chatbots que se tornaram a tendência mais recente no domínio do mercado.

Сhatbots como tendência do mercado e seus benefícios potenciais

A implementação de IA no comércio digital não se limita apenas a chatbots. A inteligência artificial permite criar recomendações personalizadas com base no histórico de compras do cliente.

Finalmente, os algoritmos de IA inteligentes ajudam a analisar o comportamento dos consumidores e identificar os melhores canais de vendas.

Não há dúvida de que a inteligência artificial como uma tendência significativa do mercado continuará crescendo em 2021. A disposição dos varejistas online de gastar US $ 7,3 bilhões em IA até 2022 só prova esse fato.

4. Novas opções de pagamento irão aparecer

As compras online podem se tornar um incômodo para os clientes que usam uma opção de pagamento desconhecida. Portanto, sua tarefa é fornecer aos consumidores todos os gateways de pagamento populares. Permita que eles paguem por seus produtos e serviços da maneira que costumavam fazer. Essa tática o ajudará a melhorar a taxa de retenção e a obter melhores chances de compras repetidas.

Então, quais opções de pagamento devem ser adicionadas ao seu mercado digital além dos tradicionais cartões de crédito e débito? Em primeiro lugar, seu mercado online deve aceitar carteiras digitais como Google Pay e Apple Pay. A alta demanda por esses gateways de pagamento é uma tendência notável do mercado.

Você também pode estudar as políticas de métodos de pagamento aplicadas por líderes de e-commerce.

Finalmente, seria uma boa ideia começar a aceitar criptomoedas como método de pagamento. Que benefícios isso trará para a indústria de mercado? As principais vantagens incluem taxas de transação baixas e zero transações reversas.

Você sabia que uma forte estratégia omnichannel permite que as empresas retenham em média 89% de seus clientes ? Esses dados tornam a venda omnichannel uma das tendências de mercado bilateral mais interessantes para 2021 e anos posteriores.

Ainda assim, surge a pergunta sobre o que esse termo realmente significa. Como é diferente de uma estratégia multicanal?

Em resumo, a abordagem omnichannel significa vender produtos e serviços em diferentes canais. A principal característica dessa tendência na indústria do mercado eletrônico é a estreita conexão entre todos os canais. Dessa forma, as empresas garantem que os clientes tenham uma experiência perfeita em todas as plataformas.

Se o omnichannel é uma terra incógnita para você e você não sabe por onde começar, siga as dicas abaixo para colocar essa tendência do mercado empresarial a seu favor.

  • Saiba mais sobre seus clientes. Pesquise seus interesses, dados demográficos, pontos problemáticos e necessidades. Dessa forma, você poderá escolher o momento certo para se envolver com seu público. Além disso, você descobrirá quando incentivar os clientes a tomarem a decisão de compra.
  • Escolha os canais certos. Descubra quais canais são especialmente populares entre seus consumidores.
  • Defina uma meta clara para cada canal. Por exemplo, use um canal para interagir com seus consumidores, outro – para publicar atualizações de notícias.
  • Continue testando sua estratégia de marketing. Acompanhe e avalie seus resultados para ter certeza de obter o máximo de sua estratégia omnichannel.
6. Anúncios em vídeo compráveis ​​nas redes sociais ganharão força

A mídia social há muito se tornou uma ferramenta de marketing útil. Contas de negócios no Instagram, Facebook ou Pinterest custam um centavo a dúzia. Hoje, as marcas são forçadas a pensar em novas maneiras criativas de usar a mídia social para interagir com seu público. Consequentemente, os vídeos que podem ser comprados se tornaram uma tendência inovadora do mercado online que você deve adicionar ao seu arsenal.

A estratégia funciona da seguinte maneira. Os links incorporados em tais vídeos permitem que os clientes cliquem e comprem os itens em destaque na hora. Os espectadores nem precisam sair do vídeo ou da plataforma que estão visitando.

A ideia básica por trás dessa tendência de mercado é atender ao interesse de compra imediato que o conteúdo evoca. Os formatos de conteúdo tradicionais não são capazes de fazer essas coisas. Por esta razão, eles ficam para trás neste novo tipo de vídeo. Enquanto isso, o vídeo comprável pode se tornar o futuro dos mercados.

Abaixo você pode ver uma captura de tela de um anúncio em vídeo comprável apresentado por Ted Baker. Esta obra-prima do anúncio criada com a ajuda de Guy Ritchie pode nos ensinar lições valiosas. Primeiro, não é necessário vincular todos os produtos. Neste vídeo, apenas vários itens são rotulados. Em segundo lugar, certifique-se de dar aos espectadores tempo suficiente para clicar em suas ofertas.

7. A combinação de vendas online e off-line ocorrerá

Os mercados online estão florescendo. Ainda assim, isso não significa que as lojas tradicionais  tornaram-se uma coisa do passado. Muito pelo contrário. Hoje, as empresas estão usando ativamente a chamada abordagem online para off-line para aumentar o alcance dos clientes. Em termos simples, eles incentivam os clientes a deixar as lojas na Internet e visitar as lojas físicas.

Tornou-se uma prática comum para varejistas online abrirem lojas pop-up e quiosques interativos. Devido a essa tendência atual no domínio do mercado, as marcas estão expandindo seus negócios e criando uma comunidade mais forte.

A IKEA, uma marca sueca mundialmente famosa de móveis, sabe como fundir a abordagem online e offline da maneira certa. Seus clientes procuram móveis e utensílios domésticos em enormes lojas físicas que parecem labirintos. No entanto, para tornar as coisas mais fáceis para os compradores, a marca permite que os consumidores encomendem os itens necessários online. Dessa forma, a IKEA salva os consumidores de enormes filas e do caos comum em grandes lojas.

O Walmart também mostra como adotar essa tendência no domínio do mercado de maneira adequada. Seus clientes podem fazer compras online ou com a ajuda de um aplicativo móvel e, em seguida, eles podem ir a uma loja local. Os compradores, porém, visitam as estações de coleta. É um local específico onde os representantes de vendas entregam os pedidos aos consumidores e os carregam em seus carros.

8. As práticas de sustentabilidade impulsionarão as vendas

O consumo sustentável não parece mais apenas uma tendência passageira do mercado. Na verdade, hoje em dia, cada vez mais clientes valorizam os produtos produzidos de forma ecológica. Assim, 65% dos clientes expressam o desejo de comprar de marcas que seguem práticas de sustentabilidade. Esses números indicam a necessidade de as marcas adotarem essa tendência do mercado online para dominar o mercado nos próximos anos.

Abaixo, você pode ver as principais etapas a serem seguidas para seguir essa tendência mais recente do mercado e tornar sua marca mais ecologicamente correta.

  • Use materiais de embalagem biodegradáveis. Substitua as espumas e o plástico por papel e papelão.
  • Rastreie erros de envio e itens perdidos. Aumente o poder dos dados para melhorar a lucratividade e a sustentabilidade.
  • Apresente devoluções pagas. Os clientes tendem a pedir mais produtos de que precisam se puderem devolver itens indesejados gratuitamente. Portanto, se você introduzir novas execuções pagas, os clientes pensarão duas vezes antes de pedir itens extras.
  • Desista de destruir mercadorias devolvidas. Considere revendê-los.
  • Evite usar embalagens grandes para produtos pequenos. Certifique-se de enviar os produtos em caixas de tamanhos adequados.

9. A personalização ganhará impulso

Já mencionamos o uso ativo de IA como uma tendência significativa do mercado. Ainda assim, queremos mostrar como a inteligência artificial pode ajudar a criar uma experiência personalizada. Por que isso é tão importante? O fato é que os consumidores tendem a valorizar produtos que são feitos sob medida para suas necessidades específicas.

As descobertas recentes de pesquisas internacionais são ilustrações úteis dessa tendência do mercado online. Eles mostram que 72% dos clientes irão colaborar apenas com marcas que oferecem mensagens personalizadas.

Não perca a oportunidade de usar inteligência artificial para coletar informações sobre seus visitantes. Dessa forma, você poderá ajustar seu site às necessidades e desejos específicos deles. Como resultado, você tem melhores chances de aumentar sua receita e reduzir a taxa de rejeição em até 45%.

A Vans Customs mostra uma ótima maneira de fornecer aos usuários uma experiência personalizada. Em seu site , os compradores podem iluminar sapatos comuns com sua arte ou foto favorita. Dificilmente haverá um cliente que não desejará obter um produto com um design único e impressionante.

Personalização pela Vans Customs como tendência do mercado

10. O comércio de voz e os assistentes domésticos inteligentes aumentarão

Hoje as pessoas consideram os dispositivos de assistente de voz, como o Amazon Echo com Alexa, grandes ajudantes. Esta declaração pode ser facilmente apoiada por números específicos. Assim, o estudo mais recente mostra que 75% dos lares dos EUA estarão equipados com alto-falantes inteligentes até 2025. A popularidade crescente do Alexa, Google Assistant e Siri gerou um crescimento do comércio de voz. A previsão é de chegar a US $ 40 bilhões em 2022 . Esses números nos dão o direito de considerá-los o futuro dos mercados.

Você precisará otimizar sua plataforma de e-commerce para consultas de voz para permanecer no jogo. As dicas a seguir mostrarão como adaptar sua plataforma a essa tendência da economia de mercado.

  • Crie uma página de FAQ para oferecer aos usuários informações valiosas. Sempre adicione palavras-chave principais nas respostas às perguntas mais frequentes. Dessa forma, você aumenta suas chances de aparecer nos resultados da pesquisa por voz.
  • Complete sua lista local. Quando as pessoas fazem pesquisas por voz, elas esperam encontrar uma empresa local que possa atender às suas necessidades específicas. Se você deseja que os consumidores escolham sua empresa, certifique-se de que sua listagem local esteja completa. Verifique as principais informações, como nome, endereço físico, e-mail e número de telefone.
  • Otimize seu conteúdo para vários alto-falantes inteligentes. Cada assistente de voz tem um desempenho diferente. Por exemplo, Alexa puxa informações do Bing. Portanto, você precisa otimizar seus negócios para o Bing Places. Otimize sua plataforma de e-commerce para cada assistente individualmente. Assim, você preparará seu site para essa tendência do setor de marketplaces.

Pensamentos finais

O futuro do comércio digital nunca pareceu mais promissor. As últimas tendências do mercado online discutidas acima oferecem às empresas múltiplas oportunidades. No entanto, seria um grande erro tentar acompanhar todos eles. Sua tarefa é decidir quais tendências de mercado são importantes para você e se concentrar nelas.

Se você precisar da ajuda de uma empresa confiável de desenvolvimento de mercado online , sinta-se à vontade para entrar em contato conosco . Já entregamos muitos projetos de e-commerce bem-sucedidos, ficaremos felizes em criar um para você.

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